Que moto é essa? #05

BENELLI-750-Sei

A Benelli Sei é uma série de motocicletas produzidas pela marca italiana Benelli e desenhadas pelo designer Alejandro de Tomaso, de 1973 a 1989. Dois modelos foram feitos, com 750 e 900 cc. A 750 foi a primeira moto de produção com um motor de seis cilindros.

A Benelli 750 Sei foi a primeira moto de produção com um motor de 6 cilindros e teve dois modelo. De Tomaso pretendia que ela se tornasse a principal moto esportiva da Itália e queria que fosse marcada como a Moto Guzzi . No seu lançamento, recebeu uma enorme publicidade que ofuscava todas as outras motos italianas daquele ano. Começou a tendência de motocicletas angulares projetadas se afastando das formas redondas tradicionais.

O motor baseava-se no da Honda CB500 de quatro cilindros. O “design angular, arrojado” foi de Carrozzeria Ghia, uma das mais famosas empresas italianas de design e construção de automóveis. Esse motor produzia 76 bhp (57 kW) a 9.000 rpm, teve uma velocidade máxima de cerca de 127 mph (204 km/h) e foi considerado um dos mais belos motores europeus. Apesar dos cilindros extras, a largura da moto foi mantida ao mínimo. O resfriamento foi melhorado ao ter passagens de ar entre os cilindros e contava com três carburadores Dell’Orto VHB de 24 mm.

BENELLI-750-Sei_01

Além do famoso motor a motocicleta contava com um garfo dianteiro telescópico Marzocchi, amortecedores ajustáveis duplos na suspensão traseira, um sistema de travagem de alta qualidade composto por dois discos frontais de 300 mm e um tambor na parte traseira, um sistema de escape cromado com três silenciosos e um painel de instrumentação.

@