Que moto é essa? #02

Desde que apareceu em cena em 1955, o Ducati Gran Sport atraiu a imaginação dos entusiastas de todos os lugares. Ainda hoje, a moto continua a ser parte da consciência coletiva do mundo do motociclismo.

ducati_marianna02

O chefe mecânico de Ducati, Giuseppe Montano, decidiu chamar a empresa de Fabio Taglioni , um jovem engenheiro de Romagna, com o desafio de criar um maquina capaz de ser vitoriosa nas corridas da época e ser produzida em massa. Depois de apenas 40 dias, o motor protótipo começou a virar em bancadas de teste.
Também conhecida como Marianna foi a primeira Ducati equipada com um motor de um cilindro de engrenagens cônicas. Em 1955, o piloto montenegrino Gianni Degli Antoni venceu a 3ª edição do Motogiro d’Italia com um Gran Sport 100 cc.
Seu motor é composto de um único cilindro de 98 centímetros cúbicos na Marianna 100 e 123 para a Marianna 125. Este sistema composto de braço oscilante em lugar das molas usadas para invocar a válvula permitiu que o motor funcione melhor em altas rotações.
Seu apelido “Marianne” se deu por razões devocionais, a “Gran Sport” foi “concebida” no ano decidido por Pio XII para o centenário da proclamação da Imaculada Conceição.

Giuliano Maoggi em 1956 no Motogiro d'Italia na Marianna 125

Giuliano Maoggi em 1956 no Motogiro d’Italia na Marianna 125

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@