O fim do reinado V-Twin

A Ducati anunciou o fim de uma era, a linha Panigale está com os dias contados, mas a marca honrou seu nome ao laçar uma edição final do modelo, a 1299 Panigale R Final Edition, uma obra de arte italiana.

Foto: http://www.motorcyclenews.com

Foto: http://www.motorcyclenews.com

Mas seria apenas uma moto com pintura diferencia ou tem mais alguma coisa? Equipada com motor da 1299 Superleggera gera 209cv a 11000 mil rpm e 14,47 kgf a 9000 rpm. Ainda conta com sistema de ar com entradas otimizadas para casa cilindro, bielas e válvulas em titânio, eletrônica de competição, virabrequim com componentes em tungstênio, além do escape de titânio Akrapovic que é uma obra de arte que se assemelha às duas tubulações de alto nível instaladas nas motos de corrida WSBK.

A configuração do chassis, enquanto isso, é o mesmo que o Panigale R. Então a edição final possui a estrutura monocasco de alumínio fundido sob pressão. A suspensão Ohlins  apresenta um par de forquilhas 43 mm NIX 30 USD, um monocasco TTX36 e um amortecedor de direção ajustável. O resto do kit é complementado com pinças monobloco Brembo M50, rodas de liga forjada de três raios e pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP. E claro, não pode faltar a pintura exclusiva.

1299_Panigale_R_FE_15

A edição final Panigale R não marca apenas o fim de uma gama de motocicletas, mas também sinaliza o fim do modelo Vv-twin. Ao longo dos últimos 30 anos, as motocicletas de corrida V-twin da Ducati levaram 330 vitórias no World Superbike, mas os avanços dos concorrentes significaram que os gêmeos não são mais competitivos e os motores divergem consideravelmente das motos de estrada.

Eis que chega o momento de mudar, a surpresa vem quando o CEO da Ducati, Claudio Domenicalli, quando admitiu que eles estavam trabalhando em uma moto de quatro cilindros.

Se você deseja comprar um item da história das duas rodas, o preço sugerido na Europa é de 40 mil euros, a série vem numerada, mas não limitada, então basta abrir a carteira e levar sua Panigale 1299. Só o tempo dirá se ela se tornará um item de colecionador valendo uma fortuna.

Foto: http://www.motorcyclenews.com

Foto: http://www.motorcyclenews.com

@